Logo
Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2022 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2022 > Militares do Exército de Espanha Integram GAC 15.5 AP no Exercício STRONG IMPACT

Notícias

Militares do Exército de Espanha Integram GAC 15.5 AP no Exercício STRONG IMPACT

04 Abr 2022

De 14 de março a 01 de abril de 2022 o Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado (GAC 15.5 AP) da Brigada Mecanizada (BrigMec) integrou dois militares do Grupo de Artilllería de Campaña XI (GACA XI) da Brigada Extremadura XI do Exército de Espanha, com vista à participação no Exercício STRONG IMPACT 22 (SI 22).
A presença destes dois militares espanhóis advém da estreita ligação e laços de cooperação existentes desde 2018 entre o GAC 15.5 AP e o GACA XI, assim como da geminação firmada em 2019 entre a BrigMec e a Brigada Extremadura XI, sob a qual têm vindo a ser realizadas diversas atividades, desde o intercâmbio de militares, à partilha de infraestruturas e realização de exercidos. A integração de um Oficial e um Sargento do GACA XI no GAC 15.5 AP, no decorrer do Exercício SI 22, resultou de uma iniciativa conjunta do Comando destas duas Unidades em constituir um Posto de Comando (PC) combinado, com militares dos dois países, para o planeamento e condução do apoio de fogos de operações militares em ambiente internacional. Esta modalidade de intercâmbio de militares entre as duas Unidades será replicada no Exercício GAMMA 22, da Brigada Extremadura XI, que irá decorrer em Saragoça de 16 a 25 de maio, onde o GAC 15.5 AP, além de participar com a 2ª Bateria de Bocas Fogo, irá ter um Oficial e um Sargento integrados no PC do GACA XI, assumindo as funções de Oficial de Informações e Sargento de Operações do “Posto de Comando Peninsular”.
No decorrer do Exercício SI 22 os dois militares espanhóis integraram o PC do GAC 15.5 AP, com o Tenente Felipe Girona como Oficial de Informações e com o Sargento Rubén Soto como Sargento de Operações. De 14 a 18 março, no decorrer do Command Post Exercise, contribuíram para a elaboração da documentação operacional que sustentou a condução tática durante o Field Training Exercise, que decorreu de 14 a 28 de março. Os dois militares espanhóis participaram ainda no planeamento do Tactical Cross Training conduzido no dia 29, assim como do Live Fire Exercise realizado a 30 e 31 de março. O dia seguinte, 1 de abril, após concluído o Exercício SI 22, foi dedicado à vertente histórico-cultural militar, com a apresentação da História do GAC 15.5 AP e da BrigMec, incluindo uma visita à Coleção Visitável da BrigMec, e terminando com a Cerimónia de Despedida dos dois militares, onde foram entregues lembranças institucionais.
Esta iniciativa, para além da oportunidade de exercitar as táticas, técnicas e procedimentos, constituiu-se igualmente num momento de trocas de experiências, e principalmente, de reforço da Camaradagem e Coesão existentes entre estas duas Unidades de Artilharia dos Exércitos de Portugal e Espanha.

Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com