No âmbito do Plano de Atividades para a Prevenção dos Comportamentos Aditivos e Combate às Dependências no Exército para o ano de 2025, o Regimento de Artilharia N.º 4 (RA4) no dia 10 de novembro realizou, a segunda palestra do ano de informação/sensibilização sobre comportamentos aditivos e dependências, no Auditório de “Santa Bárbara” onde estiveram presentes todo os militares e trabalhadores civis.
A palestra foi ministrada pelo Operador de Prevenção o Enfermeiro Cap TS Costa Pisoeiro que reforçou a importância das ações de prevenção, esclarecimento e de dissuasão, onde abordou os efeitos nocivos das drogas e novos comportamentos e dependências no indivíduo, alertando das dependências com risco crescente, como é o caso das dependências comportamentais, como o jogo e o uso excessivo de tecnologias. Como também, os níveis de prevenção e intervenção para a promoção da saúde, tratamento e reabilitação.
Esta palestra teve como objetivo sensibilizar os militares e funcionários civis dos “Fortes e Leais”, para a importância deste tipo de ações de informação e sensibilização, na promoção da cultura de segurança, prontidão e disciplina militar no Exército.