Logo
Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2022 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2022 > High Visibility Event do Exercício STRONG IMPACT 22

Notícias

High Visibility Event do Exercício STRONG IMPACT 22

09 Abr 2022

O Live Fire Exercise (LFX) do Exercício STRONG IMPACT 22 (SI 22) decorreu nos dias 30 e 31 de março, no Campo Militar de Santa Margarida. Na tarde do dia 30 foram efetuados fogos reais, materializando a parte final da operação conduzida durante a fase do Field Training Exercise (FTX), que decorreu de 25 a 28 de março. No LFX participaram o Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado (GAC 15.5 AP) da Brigada Mecanizada (BrigMec), que como Unidade organizadora constituiu o Posto de Comando (PC) que planeou e conduziu o FTX e LFX, participando ainda com a Bateria de Comando e Serviços e a 2ª Bateria de Bocas de Fogo (2BtrBf); a 1ª BtrBf do GAC 10.5 Rebocado da Brigada de Reação Rápida; a 1ª BtrBf do GAC 15.5 Rebocado da Brigada de Intervenção; uma BtrBf do Grupo de Artilleria de Campaña XI (GACA XI) da Brigada Extremadura XI do Exército de Espanha; duas Equipas de Observação Avançada do 68ème Régiment d’Artillerie d’Afrique do Exército de França; duas aeronaves F16 da Força Aérea Portuguesa (FAP), conduzindo missões de Close Air Support; e um Pelotão do Batalhão de Infantaria Mecanizado da BrigMec, materializando a Força de Manobra apoiada com fogos de Artilharia de Campanha. No período de noite foram efetuados fogos com granadas iluminantes, com a 2ª BtrBf do GAC 15.5 AP da BrigMec e a 1ª BtrBf do GAC 15.5 Reb da BrigInt a efetuarem a iluminação do campo de batalha.
No dia 31 teve lugar o High Visibility Event (HVE) do Exercício SI 22, que contou com a presença do Exmo. Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão, e outras entidades militares nacionais e estrangeiras, incluindo os Exmos. Comandantes das três Brigadas do Exército Português (EP), assim como do Exmo. Presidente do Conselho da Arma de Artilharia, Brigadeiro-General Vítor Hugo Dias de Almeida. O HVE teve início com o brífingue no PC do GAC 15.5 AP, para apresentação do conceito e da forma como o SI 22 foi conduzido de 14 a 31 de março, seguindo-se uma visita ao PC e uma demostração de fogos reiais. Esta, subdividiu-se em duas partes: uma essencialmente tática, com realização de fogos com base na operação conduzida durante o FTX, materializando o assalto final ao objetivo da Força opositora; na segunda parte foi efetuada uma demostração de capacidades técnicas de Artilharia de Campanha, com um obus de cada Unidade participante a efetuar tiro simultâneo nos dois arcos (vertical e mergulhante) e tiro direto. Durante os dois dias do LFX foram disparadas 93 munições HE, 24 munições de fumos e 22 munições iluminantes.
O Exercício SI, que assumiu uma vertente Conjunta, com a participação de diversas Forças do EP e da FAP, assim como uma dimensão Combinada, com a participação de Forças dos Exércitos de Portugal, Espanha e França, envolveu a participação, de 14 a 31 de março, de 530 militares, 104 viaturas, 14 obuses e duas aeronaves.

Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com