Logo
Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2022 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2022 > Tactical Cross Training do Exercício STRONG IMPACT 22

Notícias

Tactical Cross Training do Exercício STRONG IMPACT 22

30 Mar 2022

O Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado (GAC 15.5 AP) da Brigada Mecanizada (BrigMec) planeou e conduziu no Tactical Cross Training do exercício STRONG IMPACT 22, que decorreu no dia 29 de março de 2022 no Campo Militar de Santa Margarida, com a finalidade de integrar várias componentes de Artilharia de Campanha (AC), nomeadamente, as Equipas de Observação Avançada (OAv), o Posto Central de Tiro (PCT) e as Secções de Bocas de Fogo (BF). Simultaneamente, a Bateria de Artilharia Antiaérea conduziu esta fase ao nível das Unidades de Tiro de Artilharia Antiaérea (AAA).
A componente da Observação Avançada integrou os elementos dos três Grupos de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército Português (EP), do Grupo de Artilleria de Campaña XI (GACA XI) da Brigada Extremadura XI do Exército de Espanha e do 68ème Régiment d’Artillerie d’Afrique do exército de França. Todos os OAv fizeram uso do Sistema de Simulação de Observação Avançada INFTONT 3D do GAC 15.5 AP, a partir do qual efetuara pedidos de tiro para todos os PCT localizados no terreno. Numa segunda parte, todos os OAv efetuaram pedidos de tiro com recurso ao Sistema de Observação Digital CORAL 3D do GAC 15.5 AP e ao Sistema de Observação Digital JIM LR - Jumelle Infrarouge Multifonctions longue portée e binóculos Vector 21, ambos com o recetor Global Positioning System AN/PSN-13 Defense Advanced GPS Receiver do Exército Francês.
Na vertente do PCT, foram criadas equipas mistas com elementos dos três GAC do EP e do GAC XI, que foram respondendo aos diversos pedidos de tiro efetuados pelas Equipas de OAv, no sentido de observar os procedimentos de cálculo de tiro de cada PCT.
Ao nível dos sistemas de armas de AC, foram criadas Secções de BF mistas, que efetuaram deslocamentos táticos e entradas em posição com os quatro obuses presentes no exercício, nomeadamente, o M119 LG 105/30mm, o M114A1 155/23mm, o AP M109A5 155/39mm dos três GAC do EP e o L118 LG 105/37mm do GACA XI. Na vertente da AAA, foram criadas Secções mistas entre a BtrAAA da BrigMec com Sistema Stinger e o Pelotão AAA do GACA XI com o Sistema Mistral.
O Tactical Cross Training, que contou a visita do Exmo. Comandante da BrigMec, Brigadeiro-General Sérgio Augusto Valente Marques, além da oportunidade de exercitar as táticas, técnicas e procedimentos de AC e de AAA, constituiu-se num momento de troca de experiências, e principalmente, de reforço da camaradagem e coesão entre todas as Unidades de Artilharia participantes, nacionais e dos Exércitos de Espanha e França.

Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com