Logo
Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2022 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2022 > Open Day do FTX do Exercício STRONG IMPACT 22

Notícias

Open Day do FTX do Exercício STRONG IMPACT 22

29 Mar 2022

No dia 25 de março de 2022 teve lugar o Open Day da fase Field Tactical Exercise (FTX) do Exercício STRONG IMPACT 22 (SI 22), o qual foi presidido pelo Exmo. 2.º Comandante das Forças Terrestres, Major-General Pedro Monteiro Sardinha.
Este exercício visou garantir a proficiência operacional das Unidades de Artilharia de Campanha e de Artilharia Antiaérea do Exército. A fase de FTX decorreu de 25 a 28 de março, e teve por finalidade exercitar o planeamento, coordenação e condução de operações militares terrestres.
Nesta fase participaram os três Grupos de Artilharia de Campanha de cada uma das Brigadas da Componente Operacional do Sistema se Forças, a Bateria de Artilharia Antiaérea, o Batalhão de Infantaria Pesado da Brigada Mecanizada (BrigMec), que constituiu a Task Force ALFA com parte proporcional de um Esquadrão do Grupo de Carros de Combate, um pelotão do 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas da Brigada de Intervenção, que se constitui como Força Opositora, e ainda militares do Grupo de Artilleria de Campaña XI (GACA XI) da Brigada Extremadura XI de Espanha e do 68.º Regimento de Artilharia de França. O Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado (GAC 15.5 AP) da BrigMec, como Audiência Primária de Treino (APT) da presente edição deste exercício, assumiu a organização técnica e tática do FTX, assegurando a constituição de um Posto de Comando (PC) de Grupo. No âmbito da geminação firmada em 2019 entre a BrigMec e a Brigada Extremadura XI de Espanha, o Oficial e o Sargento do GACA XI que já haviam participado de 15 a 18Mar22 na fase de Command Post Exercise do SI 22, integraram igualmente o PC do GAC 15.5 AP, no âmbito de uma iniciativa conjunta do Comando das duas Unidades em constituir este órgão de planeamento e condução do apoio de fogos com militares dos dois países. Esta iniciativa, para além da oportunidade de exercitar as táticas, técnicas e procedimentos de Artilharia de Campanha, constituiu-se igualmente num momento de trocas de experiências, e principalmente, de reforço da Camaradagem e Coesão existente entre estas duas Unidades de Artilharia de Campanha de Portugal e Espanha. Por outro lado, a edição deste ano contou pela primeira vez com a participação de quatro militares do Exército de França, que constituindo duas Equipas de Observação Avançada, integraram duas Companhias da Task Force ALFA.

Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com