Logo
Quarta-Feira, 01 de Fevereiro de 2023 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2021 > Gerais > Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado da Brigada Mecanizada participou no Exercício “STRONG IMPACT 21”

Notícias

Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado da Brigada Mecanizada participou no Exercício “STRONG IMPACT 21”

24 Nov 2021

O Grupo de Artilharia de Campanha 15.5 Autopropulsionado (GAC 15.5 AP) da Brigada Mecanizada (BrigMec) participou no exercício STRONG IMPACT 21 (SI 21), que decorreu no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM) de 17 a 23 de novembro de 2021, no qual participaram todas as Unidades de Artilharia da Componente Operacional do Sistema de Forças e o Grupo de Artilleria de Campaña XI (GACA XI) da Brigada Extremadura XI de Espanha. Este exercício tem por finalidade garantir a proficiência operacional das Unidades de apoio de fogos e de defesa antiaérea, no planeamento, coordenação e controlo do apoio de fogos e da defesa antiaérea, durante a conduta de operações terrestres. De 17 a 20 decorreu o Field Training Exercise (FTX), a 21 o Troféu Desportivo do SI (com Cross de 40 Km por equipas e prova de Tiro de Espingarda) e a 22 e 23 o Life Fire Exercise (LFX). Na edição deste ano o GAC 10.5 Rebocado da Brigada de Reação Rápida constituiu-se como Audiência Primária de Treino (APT), assumindo a organização tática do FTX e técnica do LFX. O GAC 15.5 AP assumiu a célula de Informações do Posto de Comando liderado pelo GAC 10.5 Reb, e integrou o FTX e o LFX com a 2ª Bateria de Bocas de Fogo (2Btrbf) a quatro Secções de Bocas de Fogo AP M109A5. No primeiro dia do LFX, foi realizada uma sessão de fogos noturnos para iluminação do campo de batalha, tendo a 2Btrbf do GAC 15.5 AP disparado 11 granadas HE e 15 granadas iluminantes. No segundo dia do LFX, que contou com a presença do Exmo. Diretor Honorário da Arma de Artilharia e do Exmo. Comandante das Forças Terrestres, entre outras entidades, a 2Btrbf do GAC 15.5 AP efetuou 19 disparos de granadas HE. No âmbito da cooperação existente desde 2018 entre o GAC 15.5 AP e o GACA XI, o Comandante deste, o Tenente-Coronel de Artilharia Rodrigo Hernandéz Navarro, deslocou-se ao CMSM para assistir ao LFX e também para realizar uma reunião de trabalho com o GAC 15.5 AP, visando a participação das duas Unidades em exercícios no ano de 2022, em particular na próxima edição do SI, a decorrer no mês de março de 2022, na qual o GAC 15.5 AP se constituirá como APT e que integrará igualmente o GACA XI. No final da visita do Comandante do GACA XI procedeu-se à troca de lembranças institucionais entre as duas Unidades, tendo o GAC 15.5 AP oferecido um exemplar do livro “40 anos da Artilharia Autopropulsionada ao serviço do Exército Português”. O Exercício SI 21, para além da oportunidade de exercitar as técnicas, táticas e procedimentos de Artilharia de Campanha e Antiaérea, constituiu-se num momento de trocas de experiências, e principalmente, de reforço da Camaradagem e Coesão existente entre todas as Unidades de Artilharia participantes. É incontornável referir de que no Exercício SI 21 se adotou um conjunto de medidas preventivas para mitigar as possibilidades de contágio nas Forças participantes.

Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com