Logo
Sexta-Feira, 24 de Maio de 2024 |
LOGIN REGISTO
PESQUISAR
Efectue facilmente a sua pesquisa por
artigo, revista ou outras informações...
Notícias > Notícias 2024 > Gerais > “A interoperabilidade no Exercício STRONG IMPACT 24”

Notícias

“A interoperabilidade no Exercício STRONG IMPACT 24”

04 Abr 2024

No mês de março de 2024, decorreu na região de Santarém as fases de Field Training Exercise (FTX) e Live Fire Exercise (LFX), envolvendo todas as Unidades de Artilharia de Campanha das Brigadas da Componente Operacional do Sistema de Forças, Unidades de Artilharia Antiaérea, Unidades de Morteiros das Zonas Militares dos Açores e da Madeira, contando ainda com a participação do Grupo de Artilleria de Campaña XI, da Brigada Extremadura XI do Ejército de Tierra e do 68.º Regimento de Artilharia do Armée de Terre.
O Grupo de Artilharia de Campanha 10.5 Rebocado do Regimento de Artilharia N.º 4 constituiu-se como audiência primária de treino, exercitando o planeamento, coordenação e condução do Apoio de Fogos a uma Brigada de Manobra.
Constituiu uma relevante oportunidade de treino de interoperabilidade, dos meios humanos pelo seu contexto conjunto e combinado, dos quais se destacam a participação de 3 nações; França, Espanha e uma equipa de observadores da Roménia. Procedeu-se à execução de missões de tiro em coordenação com a Esquadra 301 da Força Aérea Portuguesa através da Tactical Air Controller Party e garantiu-se interoperabilidade procedimental através do recurso ao sistema automático de comando e controlo TALOS (espanhol).
Foi adicionalmente, um exercício pioneiro no uso do Sistema Radar de contrabateria Arthur, permitindo a deteção e identificação da localização de alvos de contrabateria, relevando-se como o expoente máximo da interoperabilidade, a execução de Missões de Tiro de iluminação coordenada permitindo visão do campo de batalha no período noturno para uma missão de supressão com aeronaves de asa fixa. Neste contexto, evidenciou-se com inquestionável sucesso a interoperabilidade dos elementos terrestres e aéreos com responsabilidades na Observação, Comunicação, Comando e Controlo do Tiro de Artilharia de Campanha e Close Air Support.

Consignação IRS
Registe-se e...
SEJA SÓCIO
da Revista de Artilharia, por apenas 12€ por ano. Não perca! Conheças as condições e métodos de pagamento >
NEWSLETTER
Receba gratuitamente no seu email todas as novidades,
artigos e informações úteis da Revista de Artilharia.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
INFORMAÇÕES
INFO SAÚDE
LINKS ÚTEIS
SÓCIOS
PAGAMENTOS ONLINE
Revista de Artilharia © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com